· DEFINIÇÃO
Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web. O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.
Dodge a define assim:
"Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."
· TIPOS
Ø Webquest curta - leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e tem como objetivo a aquisição e integração de conhecimentos.
Ø Webquest longa - leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos, em sala de aula, e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.
· SEÇÕES DA WEBQUEST
Como regra geral, uma webquest é constituída de sete seções:
Ø Introdução - é um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar;
Ø Tarefa - descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da webquest e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo (um determinado software, por exemplo);
Ø Processo - deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor;
Ø Fontes de Informação - são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa;
Ø Avaliação - o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva;
Ø Fontes de Conclusão - deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos;
Ø Créditos - deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na webquest: imagens, músicas, textos, livros, sites, páginas Web.
· OBJETIVOS EDUCACIONAIS
Ø Modernizar modos de fazer educação;
Ø Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas;
Ø Promover aprendizagem cooperativa;
Ø Desenvolver habilidades cognitivas;
Ø Transformar informações ativamente;
Ø Incentivar a criatividade;
Ø Favorecer o trabalho de autoria dos professores;
Ø Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos.
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